domingo, 17 de abril de 2011

A irritante capacidade de se iludir

Um conhecido levou um fora da namorada essa semana e está sofrendo as "dores de amor"... Até ai tudo bem, já passei por isso, fiquei triste por ele, me dispus a ajudar. Falei das minhas suspeitas das motivações dela, e como ele poderia tirar a prova se era isso mesmo ou não.

O que me surpreendeu foi minha putisse ontem quando vi ele desesperado por uma consulta com uma determinada cartomante. Por que isso me abalou tanto?

Soltei os cachorros, falei que ele tava trocando uma ilusão por outra, que tinha que cair na real... Tentei explicar, em vão, que qualquer que fosse a "conclusão" da vidente, não ia mudar nada a vida dele. Cheguei a enumerar os caminhos possíveis:
1- A vidente ser boa, ver que a a mina ainda gosta dele e dizer que eles vão voltar. Nesse caso, o "conhecimento" desse fato não vai antecipar a reconciliação, só vai fazer ele ficar cego pras outras oportunidades que aparecerem pra ele durante esse meio tempo, ou até ficar ligando/apressando a mina, se humilhar, acabar com a prórpia auto-estima e voltar na relação por baixo, isso se a mina não se irritar com a insistência, mudar os planos originais dela de reatar o namoro.
2- A vidente ser ruim, dizer que a mina gosta dele e vai voltar, ele se agarrar à essa ilusão e passar pelos mesmos problemas de auto-estima e cegueira acima.
3- A vidente (boa ou não) dizer que ela não vai voltar. Quem tá de fora enxerga todos os sinais que ela não vai voltar, é um letreiro vermelho luminoso, dai a "desimportância" dela ser boa ou não. Nesse caso, ele vai voltar ao mesmo ponto que está agora, só que X reais mais pobre. Talvez caia na real e comece curtir a solteirisse, talvez caia na real mas não tenha forças pra sair na balada, talvez não caia na real e vá procurar outra vidente que fale o que ele quer ouvir.
3- A vidente propor um "trabalho" pra ela voltar. Ele vai se iludir, gastar uma grana (que na minha opinião seria muito mais bem gasto num tratamento psicológico), e muito provavelmente não vai ter a mina de volta, nem ter olhos pras outras opções (melhores!) que se apresentarem. Duvida? Sei que é meio clichê falar isso, mas vc conhece algum relacionamento que foi reatado graças a algum "trabalho bem feito" ou alguma vidente que "adivinhou" os números da loto?

Enfim, como a cartomante (ainda bem!) não estava morando mais no endereço que tinham passado pra ele, falamos pra ele vir pra cá, conversamos um pouco, mas ele continuava em busca de "respostas do além" que justificassem, segundo ele, a decisão da ex. Falei então de uma amiga vizinha que é orientadora, acostumada a lidar com esses dilemas humanos e certamente com muito mais "tato" do que eu. Ela também lê tarô, que tem seu parentesco com a psicologia, o tal do "inconsciente coletivo" do Jung (este inclusive flertou bastante com o tarô durante seus estudos).

Ele gostou da consulta, se sentiu mais leve (será pela esperança reforçada de reconciliação? Enfim, isso não vem ao caso)... Mas eu continuei tentando fazer ele cair na real, partir pra outra, ou até voltar com outra ex que, na minha opinião, tem mais a ver com ele do que a ex recente. Depois soube que ele ficou chateado comigo, achou que peguei pesado falando mal da ex (muito do que disse é o que sempre achei dela, mas até falei pra ver se ele esquece mais rápido). Na minha "racionalidade" machuquei os sentimentos dele, mesmo que essa não fosse a minha intenção. Além disso, o mal estar que me causou ver uma pessoa cega pelas emoções persistia.

A noite assisti um filme (The Sunset Limited) que me fez cair uma parte da ficha, hoje desabei e descobri o porque do meu incômodo: eu estava (estou!) com inveja da capacidade dele de se iludir! Mas isso é assunto pra outro post.

Um comentário:

  1. meu nome é Luiz Veríssimo, gostei do seu texto e tenho que dizer que infelizmente sinto a mesma coisa, sinto muita saudade da época em que era mais novo, sonhador e ingenuo. Hoje com 21 anos me sinto extremamente pragmático e racional, por um lado isso é muito bom, por outro parece que perdemos "algo" e ficamos um pouco parecidos com o personagem White do Sunset limited.

    ResponderExcluir