sexta-feira, 8 de abril de 2011

Atirador no RJ: de quem é a "culpa"?

E não demora muito, começam as generalizações e paranóias coletivas:
“Olha, eu conheço uma pessoa assim, com o mesmo perfil do atirador”
Ai nego começa a dormir com a faca do lado da cama com medo daquele vizinho "esquisito" que a essa altura já foi rotulado pela vizinhança de “psicopata”... me poupe.

“O atirador do RJ era uma pessoa de poucas palavras”... e isso lá dá alvará pra ser serial killer? Num é melhor falar pouco do que falar besteira? Tem uma música que adoro que certamente não foi feita por um “assassino em potencial”:



Quem disse que preferir ficar em casa lendo um bom livro ou navegando na internet ao invés de se enfiar em QUALQUER rodinha social é ser sociopata?
Cacilda, se eu que faço parte de uma “classe social elevada” (hahahahahah!! É tudo macaco, compartilhamos 99,4% dos genes dos símios...) já me meti em várias furadas, imagina as opções das “classes sociais menos favorecidas”?

Ah, disseram que ele era preconceituoso... Mas se ele realmente era e dai, quem não é (mesmo que não assuma isso)? Mesmo que uma pessoa viva 150 anos, conseguiria conhecer tudo?
Recentemente dei uma chinelada num bicho que parecia um mini (1cm aprox.) escorpião... Tá, de repente ele era inofensivo, mas mesmo a pessoa menos "preconceituosa" do planeta correria o risco de levar uma picada venenosa só pra ter seu próprio "conceito", seu "embasamento empírico"?

Agora se vc já conhece algo e opta por não não conviver com isso... é crime?

Não parece que esse atirador era preconceituoso pois ao que tudo indica ele chegou a conhecer ou conviver com os "impuros" que ele cita... Esse deve ser o "apelido" que ele deu pra pessoa que passou HIV pra ele... E apesar da maioria das vitimas ser mulher, se um pneumologista doidão que conheço estiver certo, esse atirador pegou foi de um homem, isso sim... Esse médico diz que tem pesquisa que comprova que mulher não transmite Aids, e de 48 casais que ele acompanhou no Emilio Ribas, 46 ele conseguiu provar que o marido era gay...rsssss

Enfim, se é pra eleger um único "culpado", acho que não é suposto preconceito dele, ou sua postura "anti-social". O fácil acesso que provavelmente ele teve às armas (aliás, me surpreende esse tipo de crime ainda não ter acontecido num país como o nosso com tanta arma a disposição, bem mais que nos EUA) também não, a arma sozinha não sai por ai atirando.

Se existe um "culpado", é sim a mania do ser humano de culpar os outros pelas próprias escolhas! É muito mais fácil querer matar todas as mulheres/homens achando que assim acaba com a Aids do que dar um tiro no próprio pau que entrou em buraco sem se proteger antes! Ah, ele dá o cú e o cara não quis usar camisinha? Compra da feminina e taca no rabo, uai!

Vi lá no G1: "A mãe biológica dele seria portadora de esquizofrenia, segundo relatos dos familiares identificados. A importância é traçar se essa doença mental dele é hereditária"
Importância pra quem? E se descobrir que ele herdou isso da mãe, vai fazer o que com isso? Enforcá-la em praça pública? Ah não, a gente evoluiu... então dar como “caso encerrado”, já que a culpa é da mãe? Ou que nem no filme Minority Report, sair prendendo todos os esquizofrênicos do planeta? Li em algum lugar que só uma mínima parte dos portadores de transtornos “sociais” saem por ai praticando crimes, então seria como matar o boi pra acabar com o carrapato...

Outros devem estar pensando: ah, é pq ele era adotado, pq ele era zoado na escola (ou pra ficar mais chique: “bullymizado”), pq o pai morreu a 5 anos, por causa da violência dos dias atuais, dos pais super protetores que criaram uma nova geração de adolescentes que não aprenderam a lidar com a frustração...” Cacilda, que mania (cômoda) que a gente ter de SEMPRE colocar a culpa nos outros e posar de vitima!

Um trecho do documentário O poder do mito de Joseph Campbell me chamou bastante a atenção:
A tendência humana de sempre culpar alguém é antiga!
capítulo 1 de Gênesis:
E Deus disse: Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses?
Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi.
Disse o SENHOR Deus à mulher: Que é isso que fizeste?
Respondeu a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.

Será que teve algum crime na história que não fosse uma projeção da nossa própria sombra, uma inabilidade em lidar com as dificuldades que aparecem na vida? É um caminho muito mais curto e cômodo dar uma de coitado e culpar o cara que te traiu, o outro que te bateu ou xingou... Não tô dizendo que eu sou perfeita, passei minha adolescência achando que tudo que dava errado na minha vida era culpa do meu pai, da minha mãe...
A gente que deve se modificar, não os outros. E quanto mais a gente tenta fugir de um aprendizado, mas situações aparecem até que a gente aprenda a lidar com aquilo, colocar os NOSSOS limites... Não tem como "eliminar", "aniquilar" um problema, mas dá sim pra aprender a lidar com ele. E na minha opinião é isso (e SÓ isso) que deve ser discutido e ensinado às crianças/adolescentes pra evitar que aconteça cenas como essa no futuro, e não papagaiada de "discutir sobre a posse de armas"...

Como diz aquela frase do Sartre "Não importa o que a vida fez de você, mas o que você faz com o que a vida fez de você"

Nenhum comentário:

Postar um comentário